plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
CORRUPÇÃO EM ANANINDEUA

Dr. Daniel confirma operação do MP no próprio hospital

O Prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos, manifestou-se nas redes sociais sobre a operação realizada pelo Ministério Público do Pará que investiga desvio de recursos públicos envolvendo o Hospital Santa Maria, que é de sua propriedade.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Dr. Daniel confirma operação do MP no próprio hospital camera O prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos, lamentou a investigação que apura esquema de desvio de recursos públicos envolvendo o Hospital Santa Maria, do qual é dono | Reprodução/Redes Sociais e Celso Rodrigues/Diário do Pará

Na manhã desta segunda-feira (29), agentes do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO) e do Grupo de Atuação Especial de Inteligência e Segurança Institucional (GSI), vinculados ao Ministério Publico do Estado do Pará (MPPA), deflagraram uma operação que cumpriu mandados de busca e apreensão em onze endereços localizados nas cidades de Belém, Ananindeua e Santa Izabel do Pará.

Já na tarde desta segunda, o prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos, se manifestou nas redes sociais sobre a operação e confirmou que o Hospital Santa Maria de Ananindeua (HSMA), do qual é proprietário, foi alvo da ação do Ministério Público durante a manhã.

CONTEÚDO RELACIONADO:

Após a operação, o prefeito Dr. Daniel ainda declarou que ele, sua família e a cidade de Ananindeua estão sendo alvos de ataques "por interesses". O político também lamentou o ocorrido, declarou que não é investigado e que o Hospital Santa Maria "atende e salva milhares de vidas por ano."

"É lamentável que, por interesses, o aparato público e midiático de alguns seja usado para atacar a minha família e, principalmente, a nossa cidade. Não somos sequer investigados e não foram à minha residência, mas sim ao hospital que atende e salva milhares de vidas por ano", disse o prefeito de Ananindeua no X (antigo Twitter).

Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp!

Apesar da declaração, o prefeito Dr. Daniel Santos não comentou sobre os motivos apresentados pelo Ministério Público do Estado do Pará para a operação que apura desvios de recursos públicos no Hospital Santa Maria de Ananindeua.

VEJA A PUBLICAÇÃO:

Publicação feita por Dr. Daniel Santos no X (antigo Twitter)
📷 Publicação feita por Dr. Daniel Santos no X (antigo Twitter) |Reprodução/Redes Sociais

ENTENDA A OPERAÇÃO

Toda a operação foi montada a partir das denúncias recebidas pelo GAECO em janeiro deste ano, que indicava a existência de um suposto esquema ilícito envolvendo um empresário, sócio-proprietário de um hospital em Ananindeua. As irregularidades envolvem, ainda, servidores públicos do Instituto de Assistência do Servidor Público do Estado do Pará (IASEP).

A denúncia afirmava que, desde o início do ano de 2019 até meados de 2023, teria sido implantado no IASEP um esquema de desvio de dinheiro público em favor do hospital investigado — confirmado pelo prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos, como sendo o Hospital Santa Maria (HSMA). Os alvos da operação sofreram bloqueio e sequestro de bens e foram afastados de suas funções no IASEP, órgão responsável por garantir a assistência à saúde aos servidores públicos estaduais e seus dependentes.

O ESQUEMA

O esquema funcionaria da seguinte forma: um grupo de servidores do IASEP favorecia o hospital por meio de manipulação, de ausência e até mesmo de falsificação de auditorias das contas médicas apresentadas. Desta forma, a empresa recebia valores muito além dos serviços efetivamente prestados. Por esta razão, as contas médicas seriam superfaturadas tanto na quantidade do objeto como no preço cobrado.

A interlocução entre o grupo de servidores do IASEP e o proprietário do hospital seria outro servidor público cedido do Estado para o município de Ananindeua. Com objetivo de instruir o procedimento, foi encaminhado ofício para o IASEP para que prestasse esclarecimentos preliminares sobre os fatos delineados na representação.

O Instituto respondeu às indagações preliminares e apresentou anexos documentais comprobatórios, os quais, jungidos com os dados disponíveis em fontes de informações abertas e fechadas, foram apresentados em juízo para subsidiar o pedido das cautelares.

APREENSÃO

Nesta segunda-feira foram apreendidos documentos que podem ter ligação com os fatos investigados. A busca pelo patrimônio dos investigados, para cumprimento da ordem de bloqueio e sequestro de bens foi realizada durante o dia, assim como a comunicação de afastamento de funções públicas dos investigados que, embora exonerados do IASEP quando a fraude foi descoberta, permaneceram em funções públicas em outros órgãos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mw

    Leia mais notícias de Mw. Clique aqui!

    Últimas Notícias