plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
DR. RESPONDE

Veja como ter uma alimentação saudável na sua vida

O nutricionista Fernando Leite dá dicas de alimentos e hábitos saudáveis para aumentar sua longevidade. Confira!

Imagem ilustrativa da notícia Veja como ter uma alimentação saudável na sua vida camera Os alimentos são nossa principal fonte de vitaminas para viver bem. | (Reprodução)

Em um contexto em que a comida rápida e os alimentos industrializados estão cada vez mais presentes nos lares, a reeducação alimentar chega como uma ferramenta essencial para alcançar uma vida saudável. Segundo o nutricionista Fernando Leite, essa prática vai muito além da estética e aborda pilares fundamentais da saúde e prevenção de doenças perigosas.

O especialista destaca que uma alimentação equilibrada é crucial para o funcionamento adequado do organismo. Além disso, ao adotar hábitos saudáveis, como o consumo de frutas, verduras, legumes, cereais integrais e proteínas magras, o corpo recebe nutrientes indispensáveis para fortalecer o sistema imunológico, melhorar a saúde cardiovascular e cerebral e contribuir para o controle do peso.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

“A reeducação alimentar não se resume a uma dieta temporária, mas sim a uma mudança de estilo de vida. É um processo gradual, que envolve conscientização, educação e persistência. Aprender a fazer escolhas alimentares é crucial para prevenir doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, obesidade e câncer, que estão intimamente relacionadas aos padrões alimentares inadequados”.

Conforme o nutricionista, ao longo do tempo, as pessoas vão desenvolvendo hábitos alimentares prejudiciais. Por isso, nesse processo de aprendizado, não é necessário abrir mão do que gosta, mas aprender a controlar as quantidades. “É fundamental desmistificar que alimentação saudável é monótona e sem sabor. A reeducação alimentar surge justamente para apresentar outras opções alimentares”.

Quer mais notícias de saúde? Acesse nosso canal no WhatsApp

Para quem deseja começar nesse processo, o primeiro passo é estar disposto e ter cautela. A orientação é procurar um especialista que seja didático e atualizado, acrescenta Fernando. Isso porque, dessa forma, o profissional será capaz de ensinar a melhor maneira de se alimentar, a escolha dos itens ideais para cada perfil de paciente, além de explorar as principais funções de cada um.

Aliado a isso, é preciso incorporar novos hábitos na rotina, como o consumo de mais água, planejamento das refeições diárias, prática de exercícios físicos, evitar alimentos ultraprocessados, consumir mais frutas, proteínas e vegetais. “Contudo, a principal sugestão que deve-se ter em mente é a constância. Não adianta iniciar uma reeducação alimentar e querer desistir na primeira dificuldade”, disse Leite.

Orientações

Fernando Leite elaborou uma lista com outras sugestões para aqueles que pretendem iniciar nesse processo de mudança de hábitos alimentares. Confira:

  • Conheça seus hábitos: É importante fazer uma análise dos seus hábitos alimentares. Identifique padrões, horários das refeições, tipos de alimentos consumidos e razões por trás das escolhas.
  • Estabeleça metas realistas: Defina objetivos alcançáveis e mensuráveis. Evite expectativas irreais que possam levar à frustração. Reeducação alimentar é um processo gradual e contínuo.
  • Diversifique sua alimentação: Busque variar os alimentos consumidos, priorizando alimentos frescos e naturais. Procure incluir uma ampla variedade de frutas, legumes, verduras, cereais integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis em suas refeições.
  • Atenção às porções: A quantidade de comida ingerida é tão importante quanto a qualidade. Aprenda a reconhecer e respeitar os sinais de fome e saciedade do seu corpo. Opte por pratos menores e evite repetições automáticas.
  • Mantenha-se hidratado: A água desempenha um papel fundamental em nosso organismo. Beba água regularmente e evite substituí-la por bebidas açucaradas ou alcoólicas.
  • Planeje suas refeições: Dedique um tempo para planejar suas refeições e lanches. Isso ajuda a evitar escolhas impulsivas e contribui para uma alimentação mais equilibrada.
  • Pratique o autocontrole: Aprenda a identificar e lidar com gatilhos emocionais que podem levar a comportamentos alimentares compulsivos. Busque alternativas saudáveis para lidar com o estresse, como a prática de exercícios físicos, meditação ou hobbies relaxantes.
  • Busque orientação profissional: Se possível, procure a ajuda de um nutricionista para orientá-lo nesse processo. Um profissional qualificado pode fornecer recomendações personalizadas.
Veja como ter uma alimentação saudável na sua vida
📷 |
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Te Cuida

Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

Últimas Notícias